sábado, 14 de abril de 2012

"Eu te amo"

Com o passar do tempo vou lembrando as histórias de meu filho e relatando aos poucos por aqui...como certa vez que postei no face o seguinte fato:


"Liguei para João Vitor...ele estava na escola com seus amigos...ao final da conversa  falei: "TE AMO" e tinha certeza que ele diria "TÁ MÃE" de vergonha... e a grande surpresa...meu pré adolescente disse alto e em bom som: "MÃE, EU TAMBÉM TE AMO E MUITOOO!!!!" Só escutei a gozação dos que estavam ao lado dele...rsrs....fiquei tão feliz em saber que a vergonha é menos importante do que seu afeto construido em todos esses anos! Coisas desse meu filho..."

Este sentimento de mãe, que esbarra no padrão de sociedade, acontece toda hora...."o normal" seria que meu filho não falasse de seus sentimentos verdadeiros na frente dos amigos, mas porquê? O motivo é claro, a sociedade cria  modelos de comportamentos e nós repetimos de forma automática! O machismo impera na nossa sociedade e parte da intolerância do ser humano advém dessa crença. O fato de meu filho ser uma pessoa que expressa seus sentimentos o isola do grupo? Até o momento não. Pois ele leva a situação de forma natural, como se fizesse parte da sua vida. Pode ser que daqui uns dias eu escreva que meu filho não quer mais dizer "eu te amo mãe",  por vergonha! Mas VERGONHA? Temos que nos ater a estes fatos, para que possamos construir outras formas de representações sociais, pois são elas que nos definem socialmente.O fato da representação social ser um pensamento social, interfere na construção da identidade do indivíduo, que compartilha as crenças e ideias de uma determinada época e contexto histórico. A sua alteração é lenta, mas carrega consigo um saber fundamentado que orienta e regula o comportamento.

Vale a pena tentar!

...a vida segue...

Nenhum comentário: